Ensaio

A deusa da fertilidade libertada da pedra

No período fértil, a mulher queria ser enxertada, não importava por qual homem. O homem estava sempre disposto a fornecer sêmen. Ao sentir o cheiro fértil, não importava de qual mulher, ele se motivava até o nível do confronto físico com outro homem para garantir que a semente fosse depositada. Na ausência da individualidade, cada um vivia seu princípio: masculino ou feminino.
Preocupada com a fertilidade, a artista só se importava com os elementos do corpo vinculados à fertilidade: seios, ventre, quadril, sexo. Essas partes da anatomia feminina tinham uma representação avolumada. Por que fazer rosto se ele, não tendo significado fértil, não tinha significado simbólico?
A estatueta da fecundidade ficou pronta. Ou melhor, a deusa da fertilidade foi libertada da pedra. Saiu da natureza e, pelo simbolismo, entrou no mundo dos humanos, no mundo das relações simbólicas tecidas pelos seres humanos. Ela permanecerá circulando na humanidade por muitas gerações. Sua superfície (sua pele…) tornou-se lisa de tanto se pegar nela! Sua posse e seu manuseio serão, durante milênios, objeto de profundo e respeitoso desejo sagrado, o desejo de procriação.

image101
Figura 1. A cabeça da Vênus de Willendorf não mostra detalhes do rosto, já que a estatueta, tal como a mulher, era a expressão simples do princípio feminino. Fonte: “Enciclopédia Multimídia da Arte Universal, Vol. 1, Arte Pré-histórica, mesopotâmica e egípcia”. CD-ROM. Imagem CDRArtU1-4340’41
image102
Figura 2. Leonardo da Vinci, “Ginevra de’Benci” (entre 1478-1480). Óleo e têmpera sobre madeira, 38,1 x 37 cm. National Gallery, Washington. Fonte: http://www.fotos.org/galeria/showphoto.php/photo/2184

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s