Ensaio

A Vênus de Willendorf

A ausência de pés na Vênus de Willendorf talvez reflita a divisão sexual das tarefas. A prática social da mulher não pedia a caminhada, vale dizer, ela circulava por uma área limitada às vizinhanças do acampamento (sem precisar fazer grandes caminhadas), onde tomava conta das crianças e coletava frutas e vegetais nutritivos. Por outro lado, o homem, aprovisionador, caminhava, corria, rastejava, tocaiava, ia ao encontro da caça, até estar em condições de voltar para o acampamento, carregando a proteína animal.
Se a Vênus de Willendorf tem braços e mãos apenas esboçados, é sinal de que não eram importantes. Ela não caça: para que então precisaria de braços? Por outro lado, talvez a seguinte pergunta possa ser feita: as mãos são necessárias para a estatueta exercer o simbolismo fértil? Os braços e as mãos, tão úteis para os homens, não são um símbolo tipicamente feminino, deve ter imaginado a artista do paleolítico.
A ausência de feições do rosto, reforçando uma delicada mas firme tendência para o simbólico, mostra que estamos diante do que a mulher tem de essencial para aquelas populações: o princípio feminino. O princípio feminino pertence indistintamente a todas as mulheres, capazes que eram de procriar, não havendo portanto necessidade de individualizar as feições. As Vênus esteatopígicas não representavam nenhuma individualidade. A ausência de feições do rosto é indubitável evidência de que não havia individuação naquelas populações, a mulher era inteiramente a expressão do princípio feminino, tal como o homem era completo ao ser a encarnação do princípio masculino.

image99
Figura 1. Outro ângulo da Vênus de Willendorf onde se veem os braços timidamente representados. Fonte: http://masarteaun.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html
image100
Figura 2. Fernando Botero (Colombiano, nascido em 1932), “Nu reclinado”, Museo Botero, Bogota, Colombia. Fonte: http://roderickphillips.com/museo-del-oro-bogota-day-161/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s