Ensaio

A sobrevivência pela arte

Poder-se-ia argumentar que as Vênus esteatopígicas eram feitas pelo homem: ao caçar, ao guerrear e ao morrer nessas práticas, o homem percebia que o grupo precisava crescer. Daí ele se dedicaria ao culto da fertilidade. Trata-se de argumento débil, já que a mulher percebia a mesma coisa, quando o grupo de caçadores voltava em menor número. A perda do caçador também era evidenciada nos rituais que sucediam a caça. Diante dessa constatação, ela se deparava com a mesma questão: se o grupo não crescer, não sobreviverá.
Relativamente ao fato de a escultura ter antecedido a pintura fica a questão: se é verdade que foi a mulher quem fez as Vênus, por que a mulher fez arte antes do homem? Porque ela permanecia mais tempo no acampamento?
A arte feita pelo homem tinha a função de atrair as forças simbólicas para o lado do grupo de caçadores e garantir o êxito da caçada. Caça era assunto masculino e era ele (e não ela) quem conhecia os animais de caça: seu visar estava orientado para aquela direção. A sexualidade olfativa transformava a primeira ovulação da jovem em gravidez (11, 12 anos?) e assim a mulher perdia definitivamente o direito de caçar. A arte feita pela mulher estava a serviço do princípio feminino. Ambos lutavam pela sobrevivência do grupo, cada um a sua maneira. Ela, provendo o grupo de novos membros e realizando a coleta de vegetais; ele, provendo o grupo com a caça, base proteica da alimentação.

image93
Figura 1. A obra, o artista e a transformação do meio em que vivia em algo seu. Esse é o segredo da arte. Fonte: International museum of the horse, http://www.imh.org/exhibits/online/hunted-horse-early-hunters
image94
Figura 2. Pablo Picasso, “O pintor e seu modelo no atelier” (1963). Óleo sobre tela. Museu nacional de arte moderna, Centro Pompidou. O atelier dos primeiros artistas era a gruta. Fonte: Museu nacional de arte moderna, Centro Pompidou, Paris. Foto do autor (2012). Foto 2012/07-P1030035.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s