Ensaio

A figura humana feminina e os animais

O contexto vivido – utensílios domésticos, objetos, instrumentos, armas, pessoas, ambientes domésticos, construções, situações do cotidiano, paisagens, ritos, cenas de caça, animal caçado ou morto, rebanho etc. – não motivava a produção artística. A arte era um diálogo com o sobrenatural e não um meio de comunicação com o outro, consigo mesmo ou com o grupo. E se compreende bem: o visar do homem da pré-história era dirigido para a natureza, vista como deusa Mãe-Terra, e situava-se num contexto de enfrentamento por meio do qual ele acreditava obter o que necessitava para sua sobrevivência. O ser humano não tinha instituído o visar dirigido para o outro, ou para o grupo, e nem para si mesmo.
O tema em geral da arte no paleolítico superior são a figura humana (especialmente a figura feminina) e animais (especialmente os de caça), ambos de elevado conteúdo simbólico, mas tratados a partir de enfoques bem diferentes.

image78
Figura 1. Animais com visual criativo habitam as paredes da Gruta Chauvet Pont d’Arc em Ardèche © Pérazio – Lionel Guichard. Fonte: La Caverne du Pont d’Arc. Disponível em http://www.cavernedupontdarc.fr/
image79
Figura 2.  Kandinsky, Yellow-Red-Blue, 1925. Ele fez esta obra durante o tempo em que trabalhava na Bauhaus. Conjunto criativo de cores, formas, linhas e movimentos. Fonte: http://www.denisfournier.com/blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s