Ensaio

O rito e as artes plásticas

Tudo leva a crer que a primeira manifestação artística do ser humano tenha sido o rito. O que é o rito senão uma comunicação sagrada, uma representação para as divindades com a fundamental diferença (relativamente a outras representações) que, no teatro, o ator “age como se” fosse outra pessoa e, no rito, o fiel “sente” que é outro ser, transforma-se em outro ser.
Ao participar do rito, o homem inaugurou a abstração: ele selecionou e retirou da realidade o que é importante, ele reproduziu movimentos e sons. Com isso, ele se habilitou a prosseguir no caminho da procura da transcendência por meio da busca do belo.
Esse caminho pode explicar por que as artes plásticas se manifestaram primeiramente na biface. A lasca é, por sua função prática, intermediária entre o homem e o meio natural sagrado em que ele vive. Mas se a relação essencial entre o homem e a natureza (a deusa Mãe) é simbólica, esse simbolismo marcou necessariamente a pedra, fazendo da lasca uma biface. A arte da biface é a simetria harmônica que são (simetria e harmonia) valores sugeridos pela natureza. A simetria e a harmonia fazem a biface ter uma dimensão transcendente. Nessa caminhada, inspirando-se na natureza, o ser humano adquiriu domínio técnico e maturidade artística a ponto de fazer pinturas que são verdadeiras obras primas.

image72
Figura 1. Pintura do Cervo Gigante em Lascaux. Inspirando-se na natureza, o ser humano prosseguiu no caminho da procura da transcendência por meio da busca do belo. Fonte: http://www.lascaux.culture.fr
image73
Figura 2. Elder Rocha Lima, “Mata”. 70 x 90 cm. Inspirando-se na natureza, o ser humano persegue incansavelmente o caminho do belo. Fonte: becodasartesvendas.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s