Ensaio

A escultura e o xamã

O primeiro artista não foi aquele que primeiro dominou a técnica da escultura, da gravura ou do desenho, mas aquele que viu primeiro formas e imagens que os demais não conseguiam ver; vale dizer, artista era aquele que tinha a sensibilidade de perceber mensagens que passavam desapercebidas aos demais. A dissociação entre a arte e o sagrado só vai aparecer, mesmo que timidamente, na Grécia antiga e só vai se afirmar, mesmo que não se torne dominante, com o Renascimento. Nossos antepassados não tinham tempo para o profano. Falar do artista é falar do xamã. A arte nasceu sagrada, complementando o rito.
A arte do paleolítico superior foi encontrada primeiramente nos seixos rolados. Nossos ancestrais realçavam as formas escondidas num seixo rolado, esculpindo a pedra. Escultura pronta, aparecia uma Vênus que o artista/xamã foi capaz de perceber antes dos demais. Posteriormente a arte foi para as paredes rupestres, para o fundo das cavernas e para objetos variados. Eles fizeram escultura, gravura, desenho e posteriormente pintura. Que imagens eram essas? um simbolismo fértil e um realismo natural!

 

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Figura 1. Essa Vênus esteatopígica é uma escultura de esteatita polida. Do período Gravetiano (25.000 aC), essa estatueta feminina de 4,7 por 2,0 cm, foi descoberta em 1884 (sítio Jullien). A estatueta sagrada carregava um simbolismo fértil, base da árdua busca da sobrevivência. Fonte: Museu de Arqueologia Nacional, Saint-Germain-en-Laye. Disponível em http://musee-archeologienationale.fr/phototheque/oeuvres/figurine-dite-le-losange_sculpture-technique_steatite
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Figura 2. Augustin Pajou, Psiquê abandonada, 1790. Mármore, 177 x 86 cm. Representada nua, sentada sobre um pedestal, Psiquê chora a partida do Amor. A estátua de Psiquê (Pajou) carrega um simbolismo fértil, com sua aparência sensual moderna, que é a base da árdua busca da alma (e não mais a busca da sobrevivência como ocorria na pré-história). Fonte: CD-ROM “Le Musée du Louvre”, Arborescence. Slide ApCDRL-R039t

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