Ensaio

A existência simbólica

Na história do homem, alguns momentos espetaculares marcaram o desenvolvimento da espiritualidade, isto é, a aceitação da transcendência e o florescimento da arte: a biface, a pintura corporal, a seleção da matéria prima para confecção de lasca em função de sua beleza, a escultura mobiliária e a arte parietal (gravura, desenho e pintura). A biface e a pintura corporal são precursoras da arte refinada que vai aparecer no paleolítico superior.
É lá na biface que nasce a centelha criadora de algo que está além de nossas necessidades práticas, além da natureza, e que vai dar uma nova dimensão às nossas relações com o Cosmo. A biface, com sua proposta estética, mesmo que expressada timidamente, sugere que o ser humano está se preparando para assumir sua dimensão simbólica. A arte realizada ao longo da pré-história tem elevado nível simbólico, mesmo quando nós da modernidade não somos capazes de perceber seu significado profundo. A humanidade, desde os primórdios, foi capaz de transcender a concretude da matéria e procurar uma estética.
Lascaux é um belo exemplo da maturidade espiritual (simbolismo e transcendência) alcançada pelo homem do paleolítico superior.

image39
Figura 1. Vênus de Tursac. Paleolítico superior, período Gravetiano, cerca de 25.000 anos, Abrigo do Facteur (Carteiro), Tursac, Dordogne, França. O objeto de arte é um objeto de culto. Fonte: http://musee-archeologienationale.fr/objet/la-venus-de-tursac#sthash.ppv8oSeh.dpuf. © RMN-GP Jean-Gilles Berizzi
image40
Figura 2. Jean Tinguely e Niki de Saint Phalle, “La Vie” (A Vida). A escultura, uma verdadeira obra em movimento, situa-se na Fonte Stravinsky, Paris. Realizada em 1983, ela é feita de resina e elementos metálicos. No mundo contemporâneo, o objeto de arte é um objeto de admiração profana, lúdica. Fonte: Praça Stravinsky, Paris. Foto do autor (2014). Foto 2014/07-00034-P1060559

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s