Ensaio

O simbolismo é um idioma

O simbolismo foi adotado como o idioma possível e necessário para se levar adiante o diálogo com o sobrenatural. O simbolismo transmite a mensagem por sensações, permite a emoção de sentir o sagrado. Apesar de o suporte desse simbolismo e o próprio simbolismo serem marcados pela História e pela cultura, o ser humano usa até hoje esse idioma (o simbolismo) ao realizar a comunicação sagrada
É pelo simbolismo que a comunicação se efetiva. Mas o simbolismo necessita de um suporte ao qual ele se associa para poder ser expresso. Dado o caráter social do simbolismo, esse suporte também é social. A arte e o rito (e muito mais tarde o mito, o discurso) surgem como suporte social desse idioma de comunicação sagrada. O rito e a arte não constituem um idioma propriamente dito, mas suportes da experiência social de comunicação simbólica com o sagrado.
O instrumento, colocando o ser humano face a face com a natureza, atuou como agente da separação entre eles. Dando conteúdo sagrado a essa separação, o simbolismo agiu como mediador, como idioma que tornou possível a comunicação entre ambos. O problema é a separação, a solução é o diálogo sagrado. A arte e o rito são práticas sociais que apareceram para, por intermédio do simbolismo, resolver um problema colocado para as sociedades de então: estabelecer comunicação com o mundo extranatural em que aquelas populações viviam.

image37
Figura 1. Vênus de Dolni Vestonice ou Vênus de capacete, modelada de barro cozido. 25.000 aC. 11,5 cm. Anthropos institut moravian. Museu Morávio, Brno, República Tcheca. Essa Vênus chama a atenção para a leveza e harmonia de suas formas. Fonte: CD-ROM “Enciclopédia Multimídia da Arte Universal, Vol. 1, Arte Pré-histórica, mesopotâmica e egípcia”. (Slide CDRArtU1.4359)
image38
Figura 2. Henri Matisse. “A Dança” (1910). Esse quadro de Matisse chama a atenção para a leveza e harmonia das formas e dos movimentos. Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/05/921917/conheca-danca-henri-matisse.html#

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s