Ensaio

A estética dos neandertais

Milhares de anos depois da biface, a humanidade deu um passo importante em sua caminhada na direção da construção da estética. Os neandertais resolveram utilizar minerais brilhantes e coloridos na fabricação de instrumentos. O jaspe e o cristal de rocha são pedras especiais que se destacam por sua beleza e foi justamente esse caráter que levou os homens de então a utilizá-los como matéria prima. Fazer instrumentos com esse material denota uma preocupação estética.
Outra importante contribuição dos neandertais foi a pintura corporal. Temos poucas informações sobre essa prática do paleolítico médio. Os restos de tinta encontrados em grutas que não tiveram suas paredes pintadas não podem ser originários de outra finalidade senão a de ornamentar o próprio corpo. A pintura corporal, muito posterior à biface, mas dando continuidade à busca do belo, indica a intenção de ser outro.
Ser outro para quem? Com certeza para a deusa Mãe-Terra; seguramente pensando em melhorar o diálogo com ela. Ser outro talvez para ser alguém mais forte. Ser outra para ser fértil. Ser outro talvez para valorizar o sentido grupal. Ser outro, enfim, para alcançar uma dimensão em que fosse possível a comunicação transcendente.

image23
Figura 1. O neandertal (Homo sapiens neandertalense) vivenciou uma explosão cultural e simbólica, conviveu com a humanidade nova (Homo sapiens sapiens, nós) e nos influenciou bastante. Infelizmente, desapareceu há cerca de 30 mil anos. Fonte: Nature: International weekly journal of science. Disponível em http://www.nature.com/news/2010/100512/full/465148a.html
image24
Figura 2. Uma mulher neandertal, modelada a partir de fósseis e de análise DNA. Fonte: news.nationalgeographic.com
image25
Figura 3. Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus” (1486). Têmpera sobre madeira, Galeria Uffizi, Florença. Detalhe. Observando a mulher neandertal, é imperioso concluir que toda beleza é datada. Fonte: comunidadeculturarte.tumblr.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s