Ensaio

O que é arte?

Podemos hoje achar bonitas as lascas comuns que eram produzidas com exclusiva preocupação funcional. Olhamos essas lascas e dizemos:
– São belas!
Mas isso é uma apreciação do homem contemporâneo diante de algo útil (construído sem preocupação estética), produzido em um contexto histórico bem diferente do atual.
Quando o assunto é biface, nota-se aí a intenção – exitosa, mesmo que tímida – de se fazer algo que possa ter como referência esse termo tão vago e indefinível que é a arte. A intenção no caso é a de buscar o belo: é inerente à biface uma dimensão estética. A questão relativa ao nascimento da arte, que está associado às primeiras buscas do belo, surge aqui, mesmo que a arte no caso seja imanente a um objeto útil.
Por que negar o termo arte à biface, como fazem alguns historiadores da arte? Porque não é uma arte figurista ou naturalista, tal como vai acontecer com as esculturas e pinturas do paleolítico superior? Nestas, a estética aparece de forma ostensiva, não deixando dúvidas de que se fez arte. Mas por que não chamar de arte algo tão ousado como um objeto em que se superou a relação necessária forma/função? Por que não chamar de arte uma produção que transcendia as formas que a natureza oferecia ao visar do ser humano da pré-história?

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
Figura 1. A biface foi fabricada e utilizada tanto pelo Homo erectus quanto pelo Neandertal, durante cerca de 800.000 anos. Tinha função prática, estética e religiosa. Fonte: http://www.thinglink.com
image22
Figura 2. Claude Monet. “Ninfeias” (As nuvens) (1903). Sem necessitar de função prática, a pintura de Monet encanta pela leveza natural. A natureza não criou a estética (a estética é uma criação humana), mas, por sua beleza, levou o homem a criá-la. Fonte: WebMuseum, Paris. Disponível em http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/monet/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s