Ensaio

Cultura, Liberdade e Arte

A utilização da lasca vai levar aquele ser a uma mudança radical, em que o gradual abandono da natureza e dos instintos vai corresponder à adoção do comportamento cultural e ao exercício da liberdade. A cultura e a liberdade podem ser pensadas com os seguintes parâmetros: o instrumento e o trabalho, a fala e o discurso, a transcendência na relação com a deusa Mãe Natureza e a arte como meio de comunicação sagrada.
A construção do primeiro instrumento, lasca ou bastão, colocou o homem no caminho da humanidade. O instrumento amplia as possibilidades corporais. No início, a lasca e o bastão eram os instrumentos com os quais o ser humano de então realizava um trabalho.
Mesmo com um vocabulário reduzido às necessidades imediatas daquelas populações e com uma gramática elementar, é inevitável aceitar que aquele ser humano utilizava a fala como um meio superior de comunicação. Enquanto os animais têm o mesmo comportamento (ditado pelo instinto), não há necessidade de comunicação, mas simplesmente de avisos: “Cuidado! Predador nas proximidades”, “Aqui tem comida” etc. Entretanto, o ser humano vivia a diversidade de pessoas e situações que levava à liberdade de comportamento, o que pedia uma comunicação efetiva. A fala é resultado da diversidade e da liberdade.

image9.jpeg

Figura 1. Reconstrução do Homo erectus (1,8 milhões – 250.000 anos atrás). Cérebro muito maior do que o do seu antepassado; corpo comprido e magro; caminhava sobre duas pernas; antebraços pequenos; ele se alimentava de algumas plantas, mas principalmente carne; usou o fogo e fez ferramentas de pedra; era um viajante mundial.
Fonte da imagem: http://www.museon.nl/en/turkana-boy-homo-erectus-0#sthash.PBFh5r7N.dpuf

image10.jpeg

Figura 2. Gomes de Souza, Sem título (1988). A impressão de que a figura feminina está voando é uma exacerbação do desejo humano de sempre ir além, de ser um viajante mundial.
Fonte da imagem: Coleção particular J. R. do Amaral. Foto do autor (2016).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s