Ensaio

Caos e Intencionalidade

O homem, dotado de intencionalidade (que se associa à produção da lasca), procurou entender como atingir seus objetivos imediatos de alimentação e, ao visar a natureza (visar é olhar com uma determinada intenção), viu o caos, por não perceber o que se passava diante dele, por não perceber as leis da natureza. Foi um desafio que o ser humano aceitou enfrentar: conhecer a natureza. Naquelas condições, o conhecimento possível da natureza era realizado com o uso da razão simbólica.
Durante o processo de hominização, o ser humano se demarcou da natureza, vivendo a oposição homem versus natureza. Ao longo desse período ele se tornou um ser cultural. Nesse período, a humanidade prestava culto à Deusa Mãe, que simbolizava a fertilidade, tão necessária para que o homem pudesse se alimentar. A oposição homem x natureza (oposição qualificada pela fertilidade e sobrevivência) era o mistério que nutria o desejo daquele nosso antepassado.

image7.jpegFigura 1. O Homo habilis produziu a pedra lascada simples, marcando o surgimento da humanidade (cerca de 2,6 milhões de anos). Com a lasca, o ser humano melhorava as condições para satisfazer suas necessidades de sobrevivência, antes mesmo que a situação de caça e coleta se apresentasse. A lasca é uma ampliação das possibilidades de intervenção do homem na natureza, um aumento das possibilidades corporais.
Fonte da imagem: http://www.avph.com.br/homohabilis.htm
image8.jpegFigura 2. Edward Hopper, “Autorretrato” (1925). A estética do homem de hoje é um exemplo de como a humanidade evoluiu em todos os campos da existência.
Fonte da imagem: http://obviousmag.org/archives/2011/07/edward_hopper_o_pintor_da_solidao.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s